Como fazer uma melhor gestão de tempo?

A gestão de tempo é uma competência fundamental para fazer um excelente trabalho e desfrutar em pleno da sua vida pessoal.  Partilhe neste fórum algumas estratégias de gestão de tempo que poderão ser úteis para o seu dia a dia.

Write a comment

Comments: 7
  • #1

    Mónica (Friday, 18 August 2017 13:08)

    Para ter uma boa gestão de tempo é necessário dar prioridade das tarefas mais urgentes para se tratar; fazer uma lista de tarefas do mais urgente para o que não é tão urgente.
    Pode-se também delegar as tarefas pelos funcionários para serem tratadas mais rápido e não ficarmos sub carregados pelo excesso de trabalho que se pode ser delegado a outra pessoa.
    Ao fazer uma destas coisas notam-se resultados positivos, a empresa funciona sem qualquer atraso e fica tudo tratado.

  • #2

    Inês Almeida (Sunday, 20 August 2017 14:10)

    Para uma boa gestão do tempo é necessário definir os nossos objetivos e prioridades, após essa definição temos de saber planear e organizar o nosso tempo da melhor forma possível. Ainda assim devemos evitar obstáculos e ladrões de tempo para que a nossa gestão de tempo seja a melhor, realizarmos um bom trabalho e vermos o nossos objetivos concretizados.

  • #3

    Ildze kretaine (Monday, 21 August 2017 21:32)

    Para boa gestão de tempo è importante primeiro ver objetivos e prioridades! Mais fácil è fazer uma lista de trabalhos e seguir! Importante acabar de fazer o trabalho e não deixar para depois! Mais deixamos para depois, mais complicado para voltar e o fim fica muito tempo perdido e confuso! Concentrar na cada trafeta cada vez! Menos necessárias coisas deixar para os colegas quem tem disponibilidade! Evitar ladroes de tempo e uneceaarios e-mails e messagens!

  • #4

    Belinda Lopes (Tuesday, 22 August 2017 20:55)

    Uma boa gestão do tempo é aprender a gerir o tempo fazer o que tem de fazer bem no tempo pretendido pedir ajuda se for necessário fazer o uso correto do tempo que se tem. Não existem regras únicas para lidar com a Gestão do Tempo. O que existem são algumas boas práticas que podem ajudar a melhorar e controlar a maneira como as horas do dia são administradas.
    Gastar o tempo nos lugares certos para fazer as tarefas certas; conhecer as prioridades, obrigações e a nossa agenda. Fazer a Gestão do Tempo, não significa encontrar maneiras de trabalhar mais, mas sim de fazer o uso correto do tempo que se tem. Uma vez que gerenciar o tempo traz muitas vantagens:
    Menos estres; Menos surpresas; Mais tarefas executadas; Mais tempo livre; Menos tempo perdido; Mais oportunidades; Melhora na reputação; Menos esforço; Mais tempo no que realmente importa; Menos problemas.

  • #5

    Ana Catarina Carvalho (Sunday, 27 August 2017 13:11)

    Para uma melhor gestão do tempo tem de se delinear objetivos de ver qual a importância e se o esse é atíngivel.
    Deveremos realizar uma lista de prioridades de modo a ver qual a importância e a urgência desse mesmo objetivo que queremos alcançar.
    Pode-se ter vários obstáculos, sendo também conhecidos como ladrões do tempo, que nos afastam da conclusão do objetivo que traçamos no início.
    Para uma boa gestão de tempo é fundamental que se seja organizado e que se faça um planeamento antes de realizar uma atividade ou uma tarefa.


  • #6

    Marco Barros (Wednesday, 11 October 2017 21:29)

    “O tempo é um recurso escasso e, a não ser que seja gerido, nada mais pode ser gerido” (Peter Drucker)

    No dia a dia existem imensos fatores de distração sendo que, por vezes, aproveitar o tempo que se tem para efetuar uma função torna-se um enorme pesadelo.
    Para que o tempo seja gerido da melhor forma existem técnicas de gestão do tempo, tais como: auto-conhecimento, definição de objetivos, estabelecer prioridades (descontinuar tarefas de baixa prioridade), refletir antes de agir, organizar o espaço de trabalho e comunicar eficazmente (delegar algum trabalho). Deve-se eliminar atividades desnecessárias e inapropriadas devendo-se planear e programar o seu tempo diariamente e semanalmente.
    Quando se tem noção destas técnicas é mais fácil conciliar o tempo que se tem para realizar cada tarefa da melhor forma, o que traz uma enorme satisfação pessoal e profissional.

    Marco Barros

  • #7

    Marcia Santos (Friday, 03 November 2017 20:53)

    Sabemos que é muito difícil planejar a Gestão do Tempo do dia para a noite, até porque não existe um plano a ser seguido. O que funciona para uma pessoa pode ter o efeito contrário em outra. Tudo é uma questão de encontrar o que será bom para você e o que se adequará ao seu modo de trabalho e rotina.