Qual a Importância da Contabilidade na Empresa

A contabilidade não se resume ao pagamento de contas ou emissão de faturas. A contabilidade é tambem um dos pilares da gestão de uma empresa. Apresente os seus objectivos e utilidades no meio empresarial.

Write a comment

Comments: 2
  • #1

    Marco Barros (Monday, 06 November 2017 19:16)

    A contabilidade é uma ciência que tem como objectivo controlar a evolução do património de uma empresa sendo através dela possível calcular e registrar todas as operações comerciais e financeiras realizadas num certo período de tempo. Através da produção de relatórios fornece aos seus usuários (internos e externos) informações úteis e relevantes para análise da situação económica e patrimonial da empresa. Não é possível tomar decisões numa empresa sem ter em conta os dados e informações gerados pela contabilidade.
    Nos dias atuais, a contabilidade numa empresa não é mais um sector que só é accionado quando a empresa precisa fazer a declaração de impostos, as admissões e as demissões de funcionários. No cenário actual, a importância da contabilidade é fundamental para que uma empresa fique sempre organizada, possa crescer e se manter financeiramente saudável. Afinal, é justamente a contabilidade que ajuda a criar as condições necessárias para que o empreendimento se sustente e possa alcançar o sucesso.
    A principal vantagem de ter uma boa contabilidade é a manutenção da saúde do negócio, ou seja, o equilíbrio entre as receitas e as despesas ao longo do tempo para que a empresa possa remunerar os sócios e cumprir todas as obrigações com o governo, com os funcionários, fornecedores e clientes. Deste modo, a empresa evita problemas de relacionamento que podem colocar em risco a sua imagem e reputação, mas também o seu futuro.

  • #2

    Mónica (Friday, 22 December 2017 11:44)

    A contabilidade serve como pilar de uma empresa pois é ela que controla todo o seu crescimento, quer seja positivo (lucro) ou negativo (prejuízo).
    Esta permite a empresa que esteja sempre organizada, evitando problemas com outros setores (Estado e outros entes).
    Serve também para orientar a empresa no seu crescimento; fazendo com que esta mantenha tudo dentro da legalidade e não "manche" a sua imagem perante a sociedade.
    Faz com que a empresa cumpra os seus direitos mas também obrigações (pagamentos a fornecedores, clientes, pessoal IRC, IVA, Estado e as retenções).